Normas editoriais


          A revista Scripta Classica On-Line aceita textos para publicação, segundo as normas descritas abaixo.

- A revista publica textos em português, francês, espanhol, inglês e italiano.

- O autor deve enviar o texto no programa Word for Windows 6.0, formato A4, espaço duplo, fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 3 cm, em três vias impressas e um disquete com o arquivo pelo correio. Sugere-se que os artigos tenham no máximo 30 páginas. Os textos passam por uma seleção e somente os textos de alto padrão acadêmico são aceitos para publicação. A Comissão Organizadora dá preferência a textos de professores universitários e pós-graduandos. Eventualmente serão publicados outros textos, desde que seja comprovada sua excelência. O material remetido não será devolvido. A revisão gramatical é de inteira resposabilidade do autor. Eventualmente a Comissão Organizadora poderá devolver o texto aos autores sugerindo modificações e, nos casos mais simples, ela própria se encarregará de fazer pequenas correções necessárias.

Endereço para correspondência:

Revista Scripta Classica On-Line

Faculdade de Letras, Gabinete 3051

Universidade Federal de Minas Gerais

Av. Presidente Antônio Carlos 6627

Belo Horizonte – MG

Brasil

CEP- 31270 010

- É recomendável que os autores registrem seus próprios textos na Biblioteca Nacional, como forma de resguardar os direitos autorais.

- Todas as citações (textos antigos e comentadores modernos) devem constar em tradução para o português. Citações curtas em grego no corpo do texto devem estar transliteradas para o alfabeto latino (ex. éros, lógos, dôron, heméra, etc.). Caso o autor julgue estritamente necessário, ele pode acrescentar o trecho na lingua original antes de uma longa citação (que deve ser recuada em relação ao corpo do texto) ou em nota de rodapé, usando a fonte SGKClassic (para o grego).

- Não deve haver lista bibliográfica ao final do texto. Todas as referências bibliográficas devem aparecer integralmente nas notas de rodapé. No caso de várias referências a uma mesma obra, da segunda referência em diante deve-se citar apenas o sobrenome do autor, substituindo o título da obra pela fórmula ‘op. cit.’, acrescido do ano e da página referida.

Formato para citação de livro:

BRANDÃO, J. A poética do hipocentauro. Literatura, sociedade e discurso ficcional em Luciano de Samósata. Coleção Humanitas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, p.45.

A partir da segunda referência: BRANDÃO, op. cit., 2001, p.13.

Formato para citação de artigo de periódico:

LAGE, Celina F. Mímesis na República de Platão – as múltiplas faces de um conceito. Kriterion. Belo Horizonte, v. 102, p.89-96, 2000.

Outras referências seguem as normas da ABNT em vigor.

- Preferência por itálico, ao invés de negrito, como recurso de destaque para palavras e expressões no corpo do texto.

- Os números relativos às notas de rodapé devem ser inseridos imediatamente antes dos sinais de pontuação, de preferência.

- Para solucionar dúvidas relativas à formatação do texto, aconselha-se consultar os textos já publicados, disponíveis no site, que servirão como modelo.

- As opiniões e as idéias expostas em cada um dos textos são de inteira responsabilidade de seu autor, não refletindo necessariamente o pensamento do Conselho Editorial e da Comissão Organizadora.

- A revista publica tanto números temáticos quanto números sem tema definido, reunindo ensaios sobre assuntos relativos à Antigüidade, bem como traduções de textos antigos. A organização de cada número é de responsabilidade de uma Comissão Organizadora, que pode ser indicada por algum dos membros do Conselho Editorial.